terça-feira, 10 de abril de 2012

José Pires de Góes (Fundador de Guariroba)

   José Pires de Góes nasceu em Araras, estado de São Paulo, no ano de 1848, tendo vindo para Ribeirãozinho, hoje Taquaritinga, em 1880, tendo fixado residência nas proximidades da atual Casa da Lavoura, onde trabalhou como colono na fazenda de café, tendo transferido residência para Guariroba, no ano de 1890, onde conseguiu com seu trabalho adquirir alguns alqueires de terras brutas, cultivando as entre outras plantações a cana de açúcar para a fabricação de pinga, depois trabalhou com moinho de fubá (monjolo). Assim trabalhando adquiriu mais terras, passando também a fabricar tijolos em olaria.
   Querendo o progresso de Guariroba, naquela época conhecida como "Cabeceira" fez doação de terras para a  Praça da Igreja e mais tarde para a construção do cemitério.
   José Pires de Góes era muito religioso, e católico, gostava de rezar terços tanto na igreja como nas casas da redondeza, tais nas grandes festas de São João na casa do "Capa Preta", na época maior e mais rico proprietário que aqui vivia, lugar este conhecido como fazenda do "Sinho Porto" sede principal das propriedades do "Capa Preta", hoje "Fazenda São João" pertencente à Familia Colette.
   Tendo ficado doente, permaneceu por dez anos acamado, porém em todas as Festas de São Pedro, mesmo de cama recordava se das festas passadas onde sempre carregava a cruz, puxando a procissão.
   Depois de dez anos de tenebrosa doença, e gastar quase todos seus bens, morreu no dia 11 de Outubro de 1928.
   José Pires de Góes era filho de Belbiano de Góes e de Dona Ana de Góes, deixando viúva sua esposa Dona Antônia Vicência de Góes, com a qual teve vários filhos, e está sepultado no cemitério local onde possui uma igrejinha com o seu nome e o de sua esposa, sendo enterrado na terra nua ou seja no comum, pois assim dizia que era simples e humilde e como tal queria ser sepultado.
   Hoje ainda moram alguns de seus descendentes neste distrito.


 Busto de José Pires de Góes
Localizado na praça que
leva seu nome.
 

0 comentários:

Postar um comentário